Você está aqui > Ignorar Hiperligações de NavegaçãoInício > Departamentos > DEQB > O DEQB > Objectivos                    

<Novembro de 2017>
segterquaquisexsábdom
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930
Hoje
Prazos
Eventos
Diversos
Feriados

O Departamento de Engenharia Química e Biológica (DEQB) do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) tem como objectivos formar profissionais de Engenharia Química de elevada capacidade técnica e científica e prestar serviços de consultoria e apoio à Indústria.

A formação ministrada é largamente determinada pelo objectivo genérico da especialidade de Engenharia Química – a produção de bens através de transformações químicas e físico-químicas de forma optimizada relativamente aos recursos disponíveis. Concretamente, a Engenharia Química envolve conhecimentos diversificados, desde síntese molecular até optimização e controlo de processos industriais, exigindo, pois, diferentes tipos de abordagem, consoante o cenário em causa. Por forma a ter em conta o carácter multidisciplinar e multi-escalar da área, a estrutura do curso assenta em conhecimentos integrados que vão desde a Química Orgânica e Analítica ao Projecto e Optimização de instalações.

Por outro lado, a competitividade industrial leva a que o profissional de Engenharia tenha de possuir alargados conhecimentos de áreas complementares que lhe permitam gerir adequadamente os recursos disponíveis, dos quais fazem parte o Ambiente e a Energia. Deste modo, o DEQB ministra para além dos conhecimento técnicos inerentes à Engenharia Química, uma forte componente de outros conhecimentos orientados para Gestão de Recursos, Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Economia, por forma a garantir uma formação adequada.

Atento à evolução do mundo actual e das orientações das principais Escolas de Engenharia a nível nacional e internacional, bem como das linhas orientadoras estabelecidas por organismos de acreditação de cursos superiores, o DEQB-ISEC tem vindo a adequar os seus cursos às reais necessidades do Engenheiro actual. No entanto, e apesar desta padronização por escalas alargadas, não tem descurado o enquadramento dos jovens licenciados na indústria regional, tendo em conta as especificidades desta. Assim, se por um lado privilegia estrategicamente a formação generalista em Engenharia, por outro lado está também atento à mutabilidade dos tempos, que impõe flexibilidade de formação por forma a responder a novos desafios e solicitações, permitindo deste modo uma elevada empregabilidade dos seus alunos.

O DEQB-ISEC oferece hoje um curso de Bacharelato em Engenharia Química e um curso de Licenciatura bietápico em Engenharia Química em perfeita sintonia com os objectivos traçados. Ambos os graus são caracterizados por fortes componentes de Ciências Básicas e de Ciências de Especialidade, não descurando a formação em áreas que aumentem a capacidade de adaptação dos profissionais.

Avisos @ DEQB



Notícias @ DEQB

Definir como homepage | Adicionar aos Favoritos | Ficha técnica | Webmaster
© copyright 2005 ISEC. Todos os direitos reservados
Rua Pedro Nunes - Quinta da Nora - 3030-199 COIMBRA
Telef: + 351 239 790 200 | Fax: + 351 239 790 201 | E-mail: info[at]isec.pt