A Escola do 2º e 3º Ciclos Martim de Freitas realizou, nos dias 19 e 23 de Novembro, uma visita às instalações laboratoriais do Departamento de Engenharia Química e Biológica e às oficinas do Departamento de Engenharia Mecânica.

      Ao longo da visita foram apresentadas as actividades associadas ao projecto "Céu Azul": produção de biodiesel, produção de biogás, forno solar e células de combustível.

      Nesta visita participaram as turmas do 8ºB, 8ºC e 8ºG acompanhadas dos respectivos professores de Ciências Físico Químicas e de Ciências da Natureza.

        Data: 19 de Novembro

          Hora: 9:30 - 12:30

          Professores Responsáveis: Dulcínea Rézio e Paulo Pinto

          Turmas envolvida: 8ºB - 19 alunos e 8ºG - 19 alunos

        Data: 23 de Novembro

          Hora: 9:30 - 12:30

          Professores Responsáveis: Ana Paula

          Turma envolvida: 8ºC - 19 alunos

 
 
 
 
   Mistura e agitação
 
 
   Peneiração
 
 
   Colunas de destilação
 
 
 
 
 
   Soldadura
 
 
 
 
 
   Células de Combustível

      

      Através da utilização de um kit de electrólise os alunos verificaram que utilizando energia solar é possível realizar a electrólise da água obtendo-se hidrogénio.

      Este pode ser fornecido a uma célula de combustível que converte a sua energia química em energia eléctrica.

      Os alunos observaram, como exemplo de aplicação desta energia renovável, o funcionamento de uma célula de combustível associada ao motor eléctrico de um automóvel.

 
 
   Produção de biogás

      

      No âmbito do tema biogás sensibilizou-se os estudantes para a hipótese de aproveitar resíduos sólidos e efluentes líquidos de algumas indústrias para a produção, através de bactérias anaeróbias, de uma mistura gasosa combustível (biogás) que pode ser utilizada para a produção de energia eléctrica e térmica.

 
 
   Forno Solar

      

      O aquecimento solar tem-se revelado como uma alternativa importante à utilização de combustíveis fósseis.

      Assim, os jovens foram alertados para a possibilidade de utilizar a energia solar para algo tão comum como cozinhar observando um forno solar construído no ISEC. Algo incrível e que verificaram ainda é a hipótese de construir um forno solar aproveitando materiais como o cartão.

 
 
   Produção de biodiesel

      

      No Departamento de Engenharia Química e Biológica os alunos presenciaram a produção de biodiesel através de um processo mais próximo do realizado a nível industrial mas utilizando os conhecimentos que adquiriram previamente a uma escala laboratorial.

 
 
   Teste do biodiesel em motores

      

      No departamento de Engenharia Mecânica testou-se num motor o biodiesel produzido pelos alunos na aula e o biodiesel produzido no departamento de Engenharia Química e Biológica.

      Os alunos assistiram ainda a uma explicação do funcionamento de um motor.