A Escola do 2º e 3º Ciclos e Secundária José Falcão realizou, no dia 24 de Outubro, uma visita às instalações laboratoriais do Departamento de Engenharia Química e Biológica e às oficinas do Departamento de Engenharia Mecânica. Ao longo da visita foram divulgados os trabalhos inerentes ao projecto "Céu Azul".

      Esta visita contou com a participação da professora Adelaide Silva e respectivos alunos da turma 9ºB (21 alunos) e decorreu das 9:30 às 12:45.

        Data: 24 de Outubro

          Hora: 9:30 - 12:45

          Professor Responsável: Adelaide Silva

          Turma envolvida: 9ºB - 21 alunos

 
 
 
 
   Mistura e agitação
 
 
   Peneiração
 
 
   Moagem
 
 
   Coluna de borbulhamento
 
 
   Fluidização
 
 
   Colunas de destilação
 
 
   Testes de oxidação-redução
 
 
 
 
 
   Oficinas
 
 
   Automóveis "Escola Peugeot"
 
 
   Soldadura
 
 
   Caldeira
 
 
   Controlo pneumático e hidráulico
 
 
 
 
 
   Produção de biodiesel

      

       Os alunos assistiram à produção de biodiesel, a partir de óleos usados, numa bancada experimental. Nas suas aulas tinham já adquirido conhecimentos acerca desta energia alternativa e do seu processo de fabrico.

 
 
   Teste do biodiesel em motores

      

       O biodiesel produzido pelos estudantes nas aulas e no ISEC foi experimentado num motor a diesel de forma a testar a sua aplicabilidade e o seu desempenho comparativamente ao diesel. Realizou-se ainda uma explicação sobre o funcionamento de um motor recorrendo a um motor preparado para demonstrações.

 
 
   Produção de biogás

      

       Uma das energias renováveis abordada no projecto "Céu Azul" é o biogás. No âmbito desta os alunos constataram que as bactérias anaeróbias conseguem decompor a matéria orgânica, presente em estrume de animais, numa mistura gasosa combustível que é o biogás.

       Assim, verificaram que é possível aproveitar um resíduo para produzir uma fonte de energia eléctrica e térmica.

 
 
   Forno Solar

      

       No Departamento de Engenharia Mecânica os jovens contactaram com uma forma fácil e acessível de aproveitar a energia solar - os fornos solares.

      Os fornos solares podem ser construídos aproveitando cartões de caixotes, pneus ou até mesmo chapéus de chuva sendo depois utilizados para cozinhar diversos alimentos.