As células de combustível, também designadas por pilhas de combustível, não são mais do que reactores electroquímicos onde a energia química dos reagentes é convertida em energia eléctrica, com produção de vapor de água.

      Os reagentes são o hidrogénio como combustível e o oxigénio como oxidante.

      A conversão da energia ocorre com elevada eficiência e com impacto ambiental mínimo, sendo a emissão directa de gases poluentes nula. As células de combustível apresentam ainda outras vantagens, nomeadamente o facto de serem silenciosas, compactas e de fácil manutenção.

      As suas aplicações são muito diversas podendo ser utilizadas tanto para alimentar equipamentos electrónicos (telemóveis e computadores portáteis) como para locomover automóveis.

      Neste projecto foram adquiridos kit's que permitem a familiarização dos alunos com a reacção electroquímica base para o funcionamento de uma célula de combustível - electrólise da água. Assim, promove-se a electrólise da água, que ocorre num electrolisador usando energia solar, formando-se hidrogénio cuja energia química é convertida, numa célula de combustível, em energia eléctrica alimentada a um equipamento eléctrico.

      Além dos kit's foram também adquiridos carros movidos a hidrogénio de forma a mostar uma das aplicações de células de combustível e visando tornar a apresentação mais atractiva para os jovens alunos.