O biogás é uma mistura gasosa, essencialmente composta por metano, resultante da decomposição anaeróbia de matéria orgânica.

      A matéria orgânica pode ter diferentes origens, desde excrementos de animais a efluentes industriais ou até mesmo restos alimentares.

      Este gás pode ser utilizado como fonte alternativa de energia, como por exemplo, para a produção de energia eléctrica, para utilização doméstica ou, ainda, para a produção de energia calorífica.

      No âmbito deste tema realizou-se nas escolas participantes uma breve introdução teórica com o apoio de uma apresentação em Power Point e concluiu-se a montagem de um kit para produção de biogás que inclui biodigestores, recipientes para recolha do biogás e um banho termostatizado. Os alunos procederam à medição periódica do volume de biogás produzido em diferentes situações em que se fez variar o substracto (matéria orgânica) e a temperatura. Posteriormente os dados recolhidos foram tratados e analisados graficamente de forma a concluir sobre as situações mais favoráveis para a produção de biogás.